Biografia


Bibiana Estevez - La Bibi  (20/11/1977 - )  

Graduada em Dança, Coreógrafa e Professora. Conhecida pelo seu trabalho pioneiro de divulgação e perpetuação da cultura flamenca na capital Potiguar.  

Bibiana Andrade Esteves, conhecida artisticamente como 'La bibi'  (Natal, 20 de novembro de 1977)  é professora, coreógrafa e bailaora flamenca brasileira, prima dos também dançarinos potiguares Álvaro Paraguai e Andiara Gomes. Filha de artistas plásticos, viveu no Rio de Janeiro quando ainda era criança (1978). Após a morte trágica de seu pai, sua mãe agora viúva, regressou com a família para Natal onde passou grande parte de sua infância. Aos 14 anos se mudou para Curitiba, onde cursou Bacharelado em Teatro pela Faculdade de Artes e ingressou na Escola de Danza Flamenca y Boleras de La Morita y Santana. Sua primeira apresentação de dança ainda foi como estudante de teatro, no espetáculo  'The last Supper' em 1999, sob a direção de Cristiane Bouger. Também colaborou para o espetáculo 'Crenças da Terra' do Grupo Bravo Cia de Dança e Arte' no mesmo ano.
De volta a Natal, iniciou sua carreira como artista flamenca, se apresentando em restaurantes, bares espanhóis, festas particulares e feiras culturais.  Em 2001 tem o seu primeiro filho, Thiago. Por escolha própria opta por uma vida mais doméstica e materna por três anos desligando-se temporariamente do Meio artístico. Em  2005 torna-se instrutora de dança flamenca na Academia Evidance. Também no mesmo ano exibe sua primeira coreografia autoral com suas alunas no 4º Encontro infanto-juvenil de Dança de Natal. É convidada para viver Carmen, protagonista da ópera de Bizet no espetáculo Nella Fantasia do grupo Delicatto. Com o grupo se apresentou no Teatro Alberto Maranhão, Casa da Ribeira, Teatro Dix huit Rosado (Mossoró-RN) e no Cine Baguê  do Espaço Cultural Baguê (João Pessoa-PB). 
Em 2009 alcança a 2ª colocação no 1º Festival Dança e Movimento de Natal com a coreografia 'Picardia por Tangos'. Em 2010 ingressa a Universidade Federal do Rio Grande do Norte como aluna de licenciatura, desligando-se definitivamente da Academia Evidance. Ela se forma em 2013 com o artigo científico 'Dança flamenca: corpo, técnica e estética'. No ano anterior realiza sua primeira palestra em Buenos Aires na temática  'História do Flamenco na América'. Em 2014 é contratada pela Escola Marista de Natal como professora de Artes, coreógrafa e diretora artística. No Marista funda os grupos Ubuntu de Dança e a Troupes Popularis de Teatro cuja espetáculo de estreia, 'Zorro uma lenda cigana' alcança  êxito de crítica e público. 

Atualmente estuda novas Metodologias para o  ensino das artes audiovisuais e cênicas. Mora na Vila Feliz, em Pium-RN



PREMIAÇÕES

    Artista Revelação 2006 com a coreografia 'Carmen' no espetáculo Nella Fantasia. - PROJETO BOCA DA NOITE

    1º lugar na categoria juvenil grupo pela coreografia 'Espanha' no I FESTAL INTELECTUAL em 2008

    3º lugar na categoria infantil grupo pela coreografia 'Fado do meu coração' no I FESTAL INTELECTUAL em 2008

    2º lugar geral artista solo com a coreografia 'Picardia por Tangos' no 1º FESTIVAL DANÇA E MOVIMENTO em 2009